News from Mayo Clinic

Descoberta de pesquisadores da Mayo Clinic revela que historico de cancer ou doenca arterial coronariana pode reduzir o risco de demencia

Newswise — ROCHESTER, Minnesota – Os riscos de demência, câncer e doença arterial coronariana aumentam com o avanço da idade, e a população dos Estados Unidos está envelhecendo. Mas, até então, a conexão entre as condições não estava plenamente compreendida. Agora, os pesquisadores da Mayo Clinic relatam uma descoberta intrigante: ter histórico de câncer ou doença arterial coronariana pode reduzir o risco de demência. Os resultados do estudo foram publicados na revista médica Journal of Alzheimer's Disease. 

Pessoas com 85 anos ou mais representam o segmento da população com crescimento mais rápido no país, e o percentual de pessoas nessa faixa etária deve mais do que dobrar para 4,8 por cento até 2050, de acordo com o U.S Census Bureau (Departamento do Censo dos Estados Unidos). Assim, a doença de Alzheimer, a quinta maior causa de morte entre os americanos com 65 anos ou mais, permanece sendo a doença de maior preocupação, já que é a forma mais comum de demência. 

Os pesquisadores procuraram determinar como um histórico de câncer ou doença arterial coronariana nas pessoas pode influenciar o risco futuro de demência. Entre 1998 e 2020, eles analisaram dados de um único grupo de participantes do estudo da Mayo Clinic que morrerem com idade de 95 anos ou mais. Essas pessoas foram submetidas a uma autopsia e doaram os cérebros para o Banco de Cérebros da Mayo Clinic para serem pesquisados.  

Os pesquisadores avaliaram os registros médicos para histórico de câncer e doença vascular, como doença arterial coronariana e diabetes. Análise estatística, laudos de neuropatologia e modelagem foram utilizados para conduzir o estudo.  

Os pesquisadores descobriram que o histórico de câncer reduziu o risco de demência e estava associado a uma menor quantidade de alterações cerebrais da doença de Alzheimer, como o acúmulo de proteína tóxica tau, uma característica da doença. “Pode ser que mudanças moleculares subjacentes que se opõem entre si possam estar acontecendo,” afirma Dra. Melissa Murray, Ph.D. neurocientista e autora sênior do estudo. “O câncer quer se proliferar, expandir e crescer; por outro lado, as mudanças moleculares associadas à doença de Alzheimer querem matar as células cancerígenas. Isso pode ser comparado a um cabo de guerra”. A Dra. Murray lidera o Laboratório Translacional de Neuropatologia, na Mayo Clinic Flórida.  

Os pesquisadores afirmam que é possível que genes e mecanismos comuns normalmente envolvidos no crescimento e manutenção das células possam ser regulados em direções opostas. Eles supõem que o crescimento dos mecanismos pró-crescimento possa aumentar o risco de câncer, enquanto o aumento dos mecanismos de morte celular possa aumentar o risco de demência. Embora não estudados neste artigo, eles observam que os tratamentos para o câncer (como a quimioterapia) também podem afetar as células cerebrais e impedir a formação e disseminação de proteínas associadas a doenças neurodegenerativas relacionadas à idade. Eles afirmam que um entendimento mais aprofundado sobre o que está acontecendo dentro dos cérebros dos pacientes, durante e após o tratamento contra câncer, beneficiaria a identificação dos fatores que promovem ou impedem a demência. 

A equipe da pesquisa também estudou os riscos dos fatores vasculares, como tabagismo, hipertensão e diabetes, no cálculo das probabilidades de desenvolvimento de demência. Embora todas essas condições aumentem o risco, os pesquisadores descobriram que o diabetes era o fator de risco mais forte. Surpreendentemente, os pesquisadores descobriram que o histórico de doença arterial coronariana também diminuiu o risco de demência. A hipótese é de que isso poderia estar associado aos benefícios do tratamento ao longo de muitos anos para uma doença conhecida. Os medicamentos usados para tratar a doença arterial coronariana são desenvolvidos para reduzir as placas perigosas nas artérias coronárias e promover a saúde dos vasos sanguíneos no cérebro.  

Os pesquisadores reconhecem que o controle dos fatores de risco vascular é uma estratégia promissora para diminuir o risco de demência e afirmam que os resultados dos estudos apoiam a adoção de um estilo de vida saudável em geral.  

“Creio que isso indica realmente a necessidade de enfatizar como é importante evitar o diabetes e a potencial importância de receber tratamento para doença arterial coronariana”, afirma a Dra. Murray. 

Esta pesquisa foi parcialmente financiada pelas seguintes organizações dos EUA: Alzheimer's Association (Associação de Alzheimer), National Institute on Aging (Instituto Nacional do Envelhecimento), National Institute of Neurological Disorders and Stroke (Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e AVC), Florida Department of Health (Departamento de Saúde da Flórida) e Ed and Ethel Moore Alzheimer's Disease Research Program (Programa de Pesquisa da Doença de Alzheimer Ed e Ethel Moore). Leia o artigo publicado para verificar a lista completa das fontes de financiamento, autores e divulgações.  

### 

JORNALISTAS: as informações contidas neste artigo podem ser citadas e atribuídas à Mayo Clinic. Para entrevistar a Dra. Melissa Murray ou qualquer outro especialista da Mayo Clinic, entre em contato com a área de Relações Institucionais da Mayo Clinic em [email protected].  

Para mais informações sobre a pesquisa na Mayo Clinic, acesse a revista Discovery’s Edge. 

Sobre a Mayo Clinic 

A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.