News from Mayo Clinic

Os cogumelos sao alimentos saudaveis e maravilhosos

Newswise — AUSTIN, Minnesota — Os cogumelos podem ser encontrados em muitos pratos, de omeletes e refogados, no entanto, eles passam despercebidos com certa frequência. Além de serem versáteis, os cogumelos também oferecem uma série de benefícios à saúde, de saúde ao cérebro a prevenção contra o câncer. Além disso, eles apresentam naturalmente baixo teor de gordura e sódio, dois elementos que podem afetar a saúde cardíaca pelo aumento da pressão arterial. 

Há outros motivos ligados à saúde para consumir esses fungos fascinantes, como: 

  • Prevenção contra o câncer 
    Pesquisadores descobriram que a integração de uma variedade de cogumelos na dieta diária reduzirá os riscos de câncer em 45 por cento. Quantos cogumelos preciso comer? A quantia recomendada é de apenas dois cogumelos médios por dia. 
  • Saúde cerebral 
    Os cogumelos também são uma fonte natural de fibras que promovem a saúde intestinal ao nutrir as “boas” bactérias presentes ali. Foi descoberto que essas bactérias produzem neurotransmissores ou substâncias químicas que enviam mensagens entre os nervos. Esses neurotransmissores proporcionam estabilidade no humor, na concentração, na saúde e no bem-estar mental. Um cogumelo que está despertando a atenção quando se trata de saúde mental é o juba de leão, identificado por sua parte superior grande, branca e esponjosa. Pesquisas iniciais demonstram que o juba do leão tem potencial para proteger o cérebro contra danos neurológicos e promover o crescimento do tecido nervoso, o que é importante para as pessoas com doença de Alzheimer, esclerose múltipla e doença de Parkinson. 
  • Aumento da vitamina D 
    Os cogumelos expostos à luz ultravioleta, seja luz solar ou luz de uma lâmpada ultravioleta, contém vitamina D, um nutriente vital que pode ser difícil de encontrar na natureza. A vitamina D ajuda o corpo a absorver o cálcio para fortalecer os ossos e os dentes. Os níveis adequados de vitamina D também estão ligados com a prevenção de demência, diabetes tipo 2 e risco de morte prematura. 
  • Fonte de micronutrientes 
    Essas pequenas quantidades de nutrientes ajudam a manter o sistema imunológico saudável. Os cogumelos são uma das melhores fontes de selênio, que ajuda o corpo a produzir os antioxidantes que podem reduzir os danos celulares. 
  • Fonte de vitaminas B 
    Os cogumelos são uma boa fonte de vitaminas B2, B3, B5 e B9, esta última também conhecida como folato. As vitaminas B são essenciais para o crescimento e a formação celular. Isso significa que cabelo, pele e unhas poderiam se tornar mais saudáveis, assim como o cérebro e o coração. 
  • Aumento de cálcio e potássio 
    Um estudo recente feito pela Mayo Clinic demonstrou que adicionar mais cálcio e potássio na dieta pode evitar a formação e a recorrência de cálculos renais. 

Como usar cogumelos na dieta 

O cogumelo mais conhecido talvez seja o champignon. Mas existem milhares de variedades de cogumelos em diversos formatos, tamanhos e cores. Cogumelos crescem na natureza, mas as variedades mais seguras podem ser difíceis de identificar, portanto é melhor optar pelas variedades cultivadas na fazenda, encontradas no supermercado. 

O sabor e a textura variam de cogumelo para cogumelo. Os cogumelos champignon ou crimini apresentam um sabor mais leve e uma textura mais suave em relação aos cogumelos shiitake, que são mais firmes e apresentam um sabor mais terroso. Enquanto os cogumelos enlatados e frescos apresentam benefícios para a saúde, os cogumelos frescos têm texturas diferentes. 

Uma característica marcante dos cogumelos é que eles acrescentam umami aos pratos. O umami é frequentemente considerado o quinto sabor básico, juntamente com doce, azedo, salgado e amargo. Esse sabor, semelhante ao sabor presente em um caldo, permite ser uma ótima alternativa à carne. Experimente substituir um quarto ou metade da carne em uma receita por cogumelos picados. Acrescente cogumelos em uma variedade de pratos, como sopas, saladas, ensopados e massas. 

Antes de usá-los crus ou prepará-los para cozinhar, limpe delicadamente os cogumelos com água corrente para tirar a terra ou use uma toalha de papel úmida. 

Se precisar de um pouco de inspiração enquanto explora os benefícios saudáveis e toda a versatilidade dos cogumelos, confira estas receitas da Mayo Clinic

Kjersten Nett é uma nutricionista em Nutrição no Sistema de Saúde da Mayo Clinic.   

### 

Sobre a Mayo Clinic 
Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.